Windows sua Historia e Sua Evolução desde o Inicio

9 windows Logo Windows sua Historia e Sua Evolução desde o Inicio

História do Windows e sua Evolução

 

Muitas pessoas usam o Sistema Operacional da Microsoft (Windows), desde a década de 90 quando foi lançando, mas a maioria não sabe como tudo começou. Estarei aqui disponibilizando a vocês, uma previa do 1º Windows até o Atual, e darei as minha opinião de cada um, já que praticamente usei e testei praticamente todos.

Vamos Lá:

Windows 2.x

Windows 2.0 300x225 Windows sua Historia e Sua Evolução desde o Inicio

 

 

 

 

 

 

 

O Windows 2.x foi uma interface gráfica do utilizador baseada em ambiente de funcionamento da Microsoft distribuído com o software para scanners da Hewlett-Packard. Foi lançado em 9 de dezembro de 1987 e substituído, posteriormente, pelo Windows 3.0 em 1990. Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 5.1/4″ de 360 KB, em 6 disquetes de baixa densidade de 720 KB cada um ou ainda em 4 disquetes de alta densidade de 5.1/4 de 1220 KB. O Windows 2.0 praticamente possui a mesma interface do Windows 1.0, com a diferença de ter mais recursos, ferramentas e cores. Os computadores daquela época eram muito lentos quando estes utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade. Permite a sobreposição de janelas e estas podem maximizar e minimizar. Existe a versão Windows 2.0/386, otimizada para microprocessadores 386 e similares. Para instalar o Windows 2.X você necessitava de pelo menos 512 KB de memória RAM e um disco rígido. Foi o primeiro Windows que dava suporte ao VGA e aos computadores PS/2.

Existem duas versões especiais do Windows 2.1:

  • Windows 2.1/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286;
  • Windows 2.1/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386.

Existe uma outra versão da família Windows 2.xx, o Windows 2.11, que foi lançada em Março de 1989, com pequenas mudanças em gerenciamento de memória, melhor impressão e drivers [[Postscript].

Obs: Esta Versão do Windows que foi a 1º, eu não cheguei a usar

 

Windows 3.0

 

1 Windows 3.0 workspace 300x225 Windows sua Historia e Sua Evolução desde o Inicio

 

 

 

 

 

 

O Windows 3.0 foi lançado em 22 de Maio de 1990.

Era usado em computadores 286 e 386. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, porém ele era um Ambiente Gráfico e rodava sobre do MS-DOS. Nessa época a maioria dos computadores usavam MS-DOS. Quando se ligava o computador, iniciava-se o sistema operacional MS-DOS. Para iniciar o Windows, você tinha que digitar “WIN” no Prompt do MS-DOS. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas, Gerenciador De Impressão e Gerenciador de Arquivos. Programa que simplificavam as aplicações e tornava o sistema bem mais prático. Desenvolveu as redes locais (LANs). Melhorou bastante a interface, a gestão da memória e o sistema multitarefa, e incluiu o suporte às fontes True Type. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicativos. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o processador Intel 80286 e o Intel 80386. Foi apresentado em 7 disquetes de 3.1/2″ de baixa densidade de 720 KB, em 4 disquetes de 5.1/4 de alta densidade de 1220 KB e em 4 disquetes de 3.1/2 de 1440 KB de capacidade. Também existe a versão 3.00A, que foi lançada em 31 de Outubro de 1990. Que foi lançada para corrigir erros da versão anterior.

Obs: Este Versão quando foi Lançando já dava pra perceber a evolução das janelas e o gráfico melhor.

 Windows 3.1

O Windows 3.1 (originalmente sob o nome de código Janus) foi lançado em 18 de Março de 1992. Ele era apresentado em 8 ou 9 disquetes de alta densidade de 3,1/2″ de 1.440 KB cada. Tinha softwares para multimídia e fontes True Type (aumenta muito o número de tipos de letras disponíveis) e era mais estável do que o Windows 3.0. Nesta versão permitiu o uso de um maior número de línguas de trabalho e outros sistemas alfabéticos, como o Cirílico e o complicado sistema Japonês e Chinês. O jogo Campo Minado substituiu o Reversi (embora se você estivesse atualizando do Windows 3.0, o jogo Reversi continuaria lá. Foram as primeiras versões em chinês e em japonês do Windows. Foi a segunda versão em russo (a primeira versão foi a 2.11)

Obs: Esta Versão praticamente não mudava nada, só fizeram modificações que o deixou mais estável.

Windows 3.11

Em 31 de dezembro de 1993, a Microsoft lançou uma atualização para o Windows 3.1, conhecida como Windows 3.11. Assim, o Windows 3.11 não é uma versão autônoma do Windows, mas sim uma atualização de software do Windows 3.1, bem como pacotes de serviço moderno Windows. Para aqueles que não possuíam o Windows 3.1, a versão de Windows 3.11 estavam disponíveis no momento.

Obs: Praticamente só foi feita uma atualização, nada mudou.

Windows Para Workgroups 3.1

Windows for Workgroups 3.1 (codinome Winball inicialmente e mais tarde Esparta), lançado em Outubro de 1992, apresenta suporte à rede nativa. Windows for Workgroups 3.1 é uma versão estendida do Windows 3.1 que vem com suporte SMB de compartilhamento de arquivos através do NetBIOS NBF base e / ou protocolos de transporte IPX rede, inclui o jogo de cartas corações, e introduziu VSHARE.386, a versão virtual de driver de dispositivo do SHARE.EXE Terminate and Stay Resident programa.

Windows Para Workgroups 3.11

Windows Para Workgroups 3.11 (codinome originalmente Snowball [Bola de Neve]) foi lançado em 11 de agosto de 1993, e enviado em Novembro de 1993. É de 32 bits de acesso a arquivos, cheio redirecionadores de rede de 32 bits, e do cache de arquivos VCACHE.386, compartilhado entre eles. O modo de execução padrão do kernel do Windows foi descontinuado no Windows Para Workgroups 3.11.

Um pacote Winsock foi necessário para dar suporte a rede TCP/IP no Windows 3.x Normalmente, os pacotes de terceiros foram utilizados, mas em agosto de 1994 a Microsoft lançou um pacote adicional (codinome Wolverine) que forneceu o suporte TCP/IP no Windows Para Workgroups 3.11. Wolverine era uma sistema de 32 bits (acessível a partir de 16-bit aplicação Windows via thunks WinSock), que deu-lhe um desempenho superior à maioria das pilhas TCP/IP de terceiros Windows disponível. No entanto, era compatível apenas com Windows Para Workgroups 3.11, e não tinha suporte para conexões dial-up. O Wolverine pilha foi uma versão inicial da pilha TCP/IP que mais tarde vêm com Windows 95, e desde cedo um teste para a 16 a de 32 bits da camada de compatibilidade que foi crucial para o sucesso do Windows 95.

Foi apresentado em 8 disquetes (em inglês); 9 disquete (em outros idiomas latinos e germânicos); em 10 disquetes (versões em idiomas eslavos e cirílico); e em 14 disquetes (versão japonesa e chinesa). Os disquetes eram os de 3.1/2″ de 1440 KB de alta densidade.

Obs: A partir destas Versões do Windows para Workgroups, que o sistema passou a se consolidar no mercado e que grandes mudanças começariam a surgir. Chato mesmo era na hora da instalação coloca disquete, tira disquete e ai por diante….

 

Windows 95

 

2 Windows 95 300x225 Windows sua Historia e Sua Evolução desde o Inicio

 

 

 

 

 

 

O Windows 95 (codinome Chicago) é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990. Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.

Um dos grandes problemas do Windows 95 era a instabilidade ao rodar aplicativos escritos para o Windows 3.x, pois o Windows 95 passava a executar a multitarefa cooperativa (exatamente como o Windows 3.x) entregando ao aplicativo o gerenciamento do processador e da memória, podendo resultar em travamentos e reinicializações do computador, caso o aplicativo executasse alguma tarefa indevida. Portanto, para evitar travamentos no Windows 95 (para quem ainda o usa), é bom evitar usar aplicativos escritos para o Windows 3.x.

Existe uma outra versão do Windows 95, lançada em 1996, chamada de Windows 95 OEM Service Release 2 (OSR 2), com suporte nativo ao sistema de arquivos FAT32. Já o Windows 95, a partir da revisão OSR,  incluía o suporte nativo ao Barramento Serial Universal (USB) e ao Ultra DMA (veja tabela abaixo). Teve o encerramento de sua fabricação em 2007.

Obs: Esta Versão para mim foi especial, pois foi quando comecei a me interessar mais pela informática, esse sistema era legal, pois era diferente de tudo que já haviam lançado eu gostava.

 

Windows 98

 

3 Windows 98 300x225 Windows sua Historia e Sua Evolução desde o Inicio

 

 

 

 

 

 

O Windows 98 (nome de código Memphis) era um sistema operacional produzido pela Microsoft que foi lançado em 25 de Junho de 1998, sendo o sucessor do Windows 95. A maior novidade desta versão era a completa integração do sistema operacional com a internet utilizando o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT-32 e começou a introduzir o tele trabalho (só foi possível devido à integração da Web). Melhorou bastante a interface gráfica e incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB. Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções eram também mais lento e mais instável.

 

Windows 98 SE (Segunda Edição)

Uma atualização ao sistema operacional, o Windows 98 Segunda Edição (SE), foi lançado em 5 de Maio de 1999. Ele incluiu correções a muitos pequenos problemas, melhora no suporte a USB, e a troca do Internet Explorer 4.0 pelo Internet Explorer 5.0, que era significantemente mais rápido. Também foi incluído o Compartilhamento de Conexão a Internet, que permitiu que múltiplos computadores em uma Rede Local compartilhassem uma única conexão a Internet através de NAT. Outras novidades incluem o programa Microsoft NetMeeting 3.0 e suporte integrado a drives de DVD-ROM. Ele também adicionou suporte à processadores mais novos. Além disso, nada foi feito de diferente. Essa atualização foi considerada como uma das melhores versões da família Windows. A atualização foi gratuita para aqueles que já possuíam a primeira edição do Windows 98.

Características novas e atualizadas

Entre as novidades que vieram com o Windows 98 estão o melhor suporte a AGP, drivers para USB funcionais, e suporte a múltiplos monitores e WebTV. Ele incluiu também suporte ao sistema de arquivos FAT32, permitindo que ele suportasse partições maiores que 2 GB, máximo aceito pelo seu antecessor, Windows 95. Essa também foi a primeira versão do Windows a oferecer suporte a ACPI. Como nos últimos releases do Windows 95, o Internet Explorer continuou a ser integrado à interface do Windows Explorer (característica chamada de Active Desktop).

Novos padrões de Drivers

O Windows 98 foi o primeiro sistema operacional capaz de utilizar o Windows Driver Model (WDM). Esses drivers eram pouco conhecidos à época e muitos dos fabricantes de hardware continuaram desenvolvendo drivers sob o antigo padrão (VXD). Isso resultou no surgimento do mito que o Windows 98 apenas suportava drivers no padrão Vxd.

O padrão WDM se tornou “popular” somente anos após seu lançamento, principalmente porque as versões 2000 e XP não eram mais compatíveis com o padrão VXD. Atualmente, apesar de não desenvolverem drivers específicos para Windows 98, eles ainda criam-nos sob o padrão WDM, mas compatíveis com a arquitetura desse sistema.

Requerimentos de Sistema

Processador 486 DX2, 66 MHz ou superior,

16MB de RAM (24MB recomendados)

Quantidade de espaço livre adequada no disco rígido. Essa quantidade varia de acordo com o método de instalação e componentes selecionados:

Atualizar de Windows 95, ou 3.1 140-315 MB (geralmente 205 MB) de espaço.

Nova instalação em sistema FAT16 210-400 MB (geralmente 260 MB) de espaço.

Nova instalação em sistema FAT32 190-305 MB (geralmente 210 MB) de espaço.

NOTA: Tanto o Windows 98 quanto o Windows 98SE tem problemas sérios com discos rígidos maiores que 32 GB. Uma atualização do sistema foi disponibilizada pela Microsoft para corrigir esta falha.

Monitor VGA ou superior,

Drive de CD-ROM ou DVD-ROM,

Microsoft Mouse ou compatível.

Ciclo de vida do produto

A Microsoft planejou descontinuar o suporte ao Windows 98 em 16 de Janeiro de 2004. Apesar disso, devido a popularidade de seu sistema ter se mantido (27% das pageviews do Google provinham de sistemas Windows 98 durante os meses de Outubro e Novembro de 2003). A Microsoft decidiu manter o suporte até 11 de Julho de 2006. O Suporte ao Windows Me se encerrou na mesma data.

Obs: Esta Versão ainda é considerada uma das melhores na minha opinião ficando atrás do Windows XP e 7.

 

Windows ME

 

4 Windows ME 300x225 Windows sua Historia e Sua Evolução desde o Inicio

 

 

 

 

 

 

O Windows Millennium Edition (ME de Millennium Edition) é uma versão da popular linha de sistemas operacionais Windows para computadores pessoais, lançado pela Microsoft em 14 de Setembro de 2000 sendo o sucessor do Windows 98. Essa versão do Windows trouxe algumas inovações, como a capacidade de lidar com várias mídias digitais, vindo pronto para o MP3, um programa de edição de vídeo (Windows Movie Maker), um assistente de criação de redes digitais domésticas e versões de programas atualizados. Além disso, também foi incluída uma versão limitada da função hoje presente no Windows XP, que é a de “Restauração do Sistema”, que permite restaurar arquivos de sistema importantes, caso alguma modificação do sistema ou instalação de software tenha dado errado.

Como o Windows ME pertencia a família 9x, a Microsoft voltou a investir na bem sucedida família NT que ganhou uma versão Home com o lançamento do Windows XP, para receber os usuários vindos do Windows 98 / Me. Com todo sucesso dos NT (2000, XP, Vista, 7) a famíla 9x foi finalmente abandonada como a Microsoft já planejava fazer. O suporte ao cliente do Windows ME foi de apenas 6 anos, terminando em 11 de julho de 2006.

Apesar de ser uma nova versão do Windows na época, esta mesma foi muito criticada pela quantidade de problemas e instabilidades do sistema.

Algumas técnicas para melhorar o funcionamento do Windows ME são:

Forçar o Windows utilizar a memória Swap somente quando a memória RAM estiver totalmente utilizada, para isso coloque a linha abaixo na seção [386Enh] do arquivo SYSTEM.INI:

ConservativeSwapfileUsage=1

Configuração de pastas (apenas no Windows ME)

Abra “meu computador”, “exibir”, “opções de pasta”. Por default o Windows ME usa as opções mais sofisticadas, que apesar de esteticamente melhores tornam o micro perceptivelmente mais lento. Se a preocupação maior é com o desempenho, as melhores opções aqui são:

Usar a área de trabalho clássica do Windows

Usar pastas clássicas do Windows

Abrir cada pasta em sua própria janela

Recursos do Windows ME

O Windows Millenium Edition tem vários recursos como o suporte ao MP3 pelo Windows Media Player 7. Suporte ao DVD e área de trabalho mais bonita em relação aos elementos gráficos. O Windows Millenium tem suporte ao Office XP e ao Windows Media Player 9.

Requisitos

A configuração mínima é um processador 166mhz (instruções MMX) e 32 MB de RAM e HD de 1GB para a instalação do Windows. Para ter um desempenho razoável no Windows Me é preciso ter 64 MB ou superior de RAM e um processador de 300mhz ou superior. O máximo que o Windows ME gerencia é 1.5GB de RAM· Windows ME e Windows 98 não foram projetados para suportar mais que 1GB de RAM· Acima de 1GB poderá sofrer potencial instabilidade· Acima de 1.5GB, o sistema não funciona, reiniciando repetidamente.

Obs: Esta Versão pra mim foi o Primeiro Lixo da Microsoft em matéria de Windows, só usei ele por pouco tempo de tão ruim que era, preferia o Windows 98.

 

Windows XP

 

5 Windows XP SP3 300x225 Windows sua Historia e Sua Evolução desde o Inicio

 

 

 

 

 

 

Windows XP a grande evolução da Microsoft fazendo parte da família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome “XP” deriva de eXPerience. O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo (Windows NT 5.1). O Windows XP foi lançado no dia 25 de Outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro de 2006, de acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas IDC. Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para pré-fabricantes no dia 8 de Novembro de 2006 e para o público em geral em 30 de Janeiro de 2007. Suas vendas cessaram no dia 30 de Junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema até 31 de Janeiro de 2009 ou comprando e instalando as edições Ultimate ou Business do Windows Vista e então realizando o download para o Windows XP.

As duas principais edições do sistema operacional são o Windows XP Home Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, tais como o Domínio de Servidor do Windows, dois processadores físicos e é direcionada a usuários avançados e a empresas. O Windows XP Media Center Edition tem mais recursos de multimédia possuindo a capacidade de gravar e sintonizar programas de televisão, ver filmes de DVD, e ouvir música. O Windows XP Tablet PC Edition é designado a rodar aplicações com o toque de uma caneta usando a plataforma Tablet PC. Duas versões separadas de 64-bit do Windows XP foram lançadas, a Windows XP 64-bit Edition para processadores IA-64 (Itanium) e a Windows XP Professional x64 Edition para x86-64. Existe também o Windows XP Embedded, uma versão voltada para dispositivos como caixas eletrônicos, e uma edição para mercados específicos e iniciantes, o Windows XP Starter Edition.

O Windows XP é conhecido pela sua estabilidade e eficiência que melhoraram ao longo das versões 9x do Microsoft Windows. Ele apresenta uma nova interface gráfica, uma mudança que o tornou mais amigável do que versões anteriores do Windows. É também a primeira versão do Windows a usar um programa de ativação na luta contra a pirataria de software, uma restrição que não foi muito bem aceita por muitos usuários que defendiam a privacidade. O Windows XP também foi criticado por alguns usuários devido suas vulnerabilidades de segurança, sua fraca integração entre aplicativos, como o Internet Explorer 6 e Windows Media Player, e para funções de contas de usuário. Suas últimas versões com o Service Pack 2, o 3 e o Internet Explorer 7 resolveram alguns desses problemas.

Durante o seu desenvolvimento, o projeto tinha o nome de código “Whistler“, em homenagem a cidade de Whistler no Canadá, uma vez que lá se localiza o resort Whistler Blackcomb onde alguns dos desenvolvedores se hospedaram.

Até o final de Julho de 2010, o Windows XP era o sistema operacional mais utilizado no mundo com 62.43% de participação no mercado, tendo chegado a 85% em Dezembro de 2006. Os números mostram a queda exponencial do uso do sistema operacional, acelerada pelo lançamento do Windows 7, que chegou para corrigir os problemas do Vista.

Mantendo uma média de ritmo de decrescimento atual o Windows XP poderá deixar de ser o sistema operacional mais usado do mundo até o final de 2014. O Windows 7, e o Windows 8 junto com outros S.O., deverão tomar seu posto. Em 2011, perdeu seu lugar para o Windows 7, ficando com 37,08% dos usuários mundiais.

Obs: Esta Versão pra mim ainda continua sendo o Melhor Windows já desenvolvido, se temos hoje o Windows 7 que é bom com certeza muita coisa foi retirada dele.

 

Windows Vista

 

6 Windows Vista 300x225 Windows sua Historia e Sua Evolução desde o Inicio

 

 

 

 

 

 

O Windows Vista é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops, Tablet PCs e computadores Media Centers. Antes do seu anúncio em 22 de Julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn. O lançamento do Windows Vista veio mais de cinco anos depois da introdução do seu predecessor, o Windows XP, sendo o período mais longo entre lançamentos consecutivos de versões do Microsoft Windows.

O Windows Vista possui novos recursos e funções dos que os apresentados por sua versão anterior o Windows XP, como uma nova interface gráfica do usuário, apelidada de Windows Aero antes conhecido pelo codinome Avalon, funções de busca modificadas (passando à atuar como as ferramentas Pesquisa, Executar e como o Windows Explorer), novas ferramentas de criação multimídia como o Windows DVD Maker, e completamente renovadas aplicações para redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição; o que gerou uma grande dificuldade na aceitação do sistema pelos usuários finais devido à sua grande alteração e à sua grande exigência do computador (para operá-lo corretamente é necessário um mínimo de 1 GB de Memória RAM, e para uma utilização padrão o ideal é 2 GB). O Windows Vista também tem como alvo aumentar o nível de comunicação entre máquinas em uma rede doméstica usando a tecnologia peer-to-peer, facilitando o compartilhamento de arquivos e mídia digital entre computadores e dispositivos. Para os desenvolvedores, o Vista introduz a versão 3.0 do Microsoft, NET Framework, o qual tem como alvo tornar significantemente mais fácil para desenvolvedores escrever aplicativos de alta qualidade do que com a tradicional Windows API, porém tal resultado não foi completamente alcançado, pois o sistema apresentou uma interface à qual muitos usuários não possuiam uma identificação graças à sua quase completa modificação, pois houve uma significativa mudança na sua estrutura.

O principal objetivo da Microsoft com o Windows Vista, contudo, tem sido a de melhorar a segurança no sistema operacional Windows. Este, apesar da grande melhoria ao compará-lo com seu predecessor, Windows XP, continua a apresentar falhas críticas a serem corrigidas (fato que pode ser percebido durante os ataques do vírus Conficker). Uma das mais comuns críticas ao Windows XP e aos seus predecessores são as suas geralmente exploradas vulnerabilidades de segurança e a total susceptibilidade a malware, vírus e buffer overflows. Em consideração a isso, o então presidente da Microsoft, Bill Gates, anunciou no começo de 2002 uma Iniciativa de Computação Confiável de grande escala na empresa a qual tinha como objetivo desenvolver a segurança nos softwares desenvolvidos pela empresa. A Microsoft declarou que priorizou a melhoria da segurança do Windows XP e Windows Server 2003 antes da conclusão do Windows Vista, atrasando assim seu lançamento; porém há falhas que persistem, pois o usuário ainda possui a opção de executá-los (sem o conhecimento de que assim o estão fazendo) da mesma forma que ocorrera com seu predecessor, mudando apenas no fato de que o usuário passa a receber um número maior de avisos de que o arquivo pode causar algum dano ao computador.

Embora estas novas funcionalidades e melhorias de segurança tenham garantido e de seus usuários-alvo (principalmente). As críticas relacionadas ao Windows Vista são os elevados requisitos de sistema, seus termos de licenciamento mais restritivos, a inclusão de uma série de novas tecnologias de gestão de direitos digitais que visam a restringir a reprodução de mídia digital protegida, a falta de compatibilidade com certos programas e equipamentos “pré-Vista”, e o número de solicitações de autorização do User Account Control. Como resultado dessas e outras questões, o Vista tem taxas de aprovação e satisfação mais baixas do que as do Windows XP.

O Windows Vista começou a decrescer de usuários no final de 2009, chegando a ter em 2012, 9.28%, dos usuários mundiais, caindo para o terceiro lugar, atrás do Windows XP e do Windows 7.

opiniões positivas, o Windows Vista foi alvo de inúmeras críticas negativas da imprensa

Obs: Para não dizerem que sou radical, nem irei comentar o Segundo Lixo que Microsoft Lançou…

 

Windows 7

 

7 Windows 7 300x225 Windows sua Historia e Sua Evolução desde o Inicio

 

 

 

 

 

 

O Windows 7 é uma versão Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops tablets e PC’s de centros de mídia, entre outros. Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor, Windows Vista. Pouco mais de três anos depois, o seu sucessor, Windows 8, foi lançado ás 00:00 de 26/10/2012 .

Diferente do Windows Vista, que introduziu um grande número de novas características, Windows 7 foi uma atualização mais modesta e focalizada para ser mais eficiente, limpo e mais prático de usar, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações e hardwares com os quais o Windows Vista já era compatível. Apresentações dadas pela companhia no começo de 2008 mostraram um “Shell” novo, com uma barra de tarefas mais larga e que agora mostra ícones dos programas como atalhos, um novo Menu Iniciar que expande lateralmente mostrando os arquivos que já foram abertos pelo programa, um sistema de “network” chamada de “HomeGroup”, e aumento na performance ao abrir programas e ao inicializar o Windows e uma nova tela de boot. Algumas aplicações que foram incluídas em lançamentos anteriores do Windows, como o Calendário do Windows, Windows Mail, Windows Movie Maker e Windows Photo Gallery não serão incluídos no Windows 7 – estes são oferecidos separadamente como parte gratuita do Windows Essentials, para download gratuito. Em 2012, o Windows 7 alcançou 49,47% dos usuários mundiais, continuando como o sistema operacional mais usado do mundo, ultrapassando o Windows XP.

Obs: Esta é a Versão que uso Atualmente, difícil de dar pau e tem tudo que um usuário precisa atualmente, e pelo que estou vendo ainda ficarei por um bom tempo com ele, quer saber porque veja abaixo.

 

Windows 8

 

8 Windows 8 300x225 Windows sua Historia e Sua Evolução desde o Inicio

 

 

 

 

 

 

Windows 8 é um sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets. É o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova e adaptada para dispositivos sensíveis ao toque.

No 2011 Consumer Electronics Show, em Las Vegas, a Microsoft anunciou que o suporte a system-on-a-chip (sistema em um chip) e a processadores ARM estarão inclusos no Windows 8.

A Microsoft lançou o Windows Developer Preview, primeiro a beta para o público, no dia 13 de setembro de 2011, sendo seguida pela versão Consumer Preview no dia 29 de fevereiro de 2012. No dia 31 de maio de 2012, foi liberada para download a versão Windows 8 Release Preview. A versão final foi lançada mundialmente em 26 de outubro de 2012.

A Microsoft divulgou recentemente que mais de 100 milhões de licenças já foram vendidas. Porém, segundo a Moor Insights & Strategy, as 100 milhões de licenças a que a Microsoft se refere foram despachadas para o mercado, mas não foram, necessariamente, ativadas. Se levarmos em consideração somente o número de usuários ativos, o volume cai para cerca de 59 milhões de licenças vendidas. Segundo dados da StatCounter, o Windows 8 representa cerca de 5,94% dos usuários mundiais, ainda muito longe do Windows 7 que é líder, representando 52,62% dos usuários mundiais. O Brasil, até então, é o país que mais utiliza o Windows 8. Segundo dados da StatCounter, o Windows 8 representa 8,2% dos usuários Brasileiros, ainda assim, longe do Windows XP e Windows 7 que representam, respectivamente, 19,28% e 66,13% dos usuários Brasileiros.

A interface totalmente renovada e os novos aplicativos chamaram atenção do público. Apesar da nova interface, também é possível utilizar a interface de Desktop assim como nos sistemas anteriores.

O Windows 8 possui um boot (inicialização) cerca de 30% a 70% mais rápido do que nas versões anteriores, podendo chegar a iniciar em apenas dois segundos. Em agosto de 2011, a Microsoft solicitou à United States Patent & Trademark Office, o serviço de patentes dos Estados Unidos, o registro de um sistema chamado “Fast Machine Booting Through Streaming Storage” (máquina de rápida inicialização através de armazenamento streaming).

O Windows 8 inclui o Internet Explorer 10 na sua nova interface e na interface Desktop. O visual do Internet Explorer é mais simples e o navegador é mais rápido.Foi totalmente redesenhado, mas a sua versão Desktop teve poucas mudanças, quando comparada com a versão 9. Já a inclusa na Interface renovada do Windows 8 é mais simples, com menos botões e foi feita uma grande reorganização, que muitos usuário reclamam pois tem dificuldade em se encontrar com os aplicativos.

Obs: Esta é a Versão Atual do Windows 8 embora já exista uma atualização a 8.1, pelo que já notei é um sistema feito exclusivamente para “tablets” onde não exige muito de driver, pois o mesmo tem problema para reconhece-los, sem contar que a Microsoft quer te vigiar e te controlar por todos os lado, pois sem uma conta com ela você não ativa o sistema, esse papo que é para segurança é balela conversa pra boi dormi, (Bom tá no sangue dos Americanos quererem vigiar o mundo todo), sem contar também com o monte de propaganda embutido nele, pra mim por enquanto não uso em meu PC, só pra teste em Maquina Virtual, vamos ver como vai ficando ele com as atualização que serão feitas. Tomara que não se torne o 3º Lixo da Microsoft como foi o ME e o Vista. E por falar em atualização já esta dando erro de tela azul, veja no tutorial aqui

Visitem Meu Blog: Blog do Cezão

 

Veja Outros Ártigos Aqui

Se gostou ou não deixe seu Comentário